sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Higiene Feminina e Masculina - mitos

Postado por Mulher Moderna
Todos nós temos de adquirir hábitos de higiene diários tanto a nível da lavagem diária do nosso corpo como a nível da higiene oral.

Quando chegas à puberdade, as glândulas sudoríferas começam a produzir uma espécie de suor pegajoso e com cheiro, sobretudo debaixo dos braços. É imprescindível lavares esta parte do teu corpo, caso contrário deitarás um cheiro desagradável, conhecido por odor corporal.

O ACNE

Na adolescência é natural que a pele se torne oleosa e que te surjam algumas borbulhas. Não penses que as consegues evitar porque todos os adolescentes passam por esta fase.

Mas enquanto tens borbulhas, ao qual se costuma designar por acne, é necessário teres alguns cuidados.

Vamos então dar-te algumas dicas:

· Nunca espremas as borbulhas porque podes infecta-las, ficando marcas na cara.

· Ao lavar a cara não a esfregues violentamente.

· Se tiveres muitas borbulhas contacta um médico especialista

dermatologista ou endocrinologista (é um especialista no sistema hormonal).

Não te preocupes porque as borbulhas são resultado da actuação das hormonas no nosso sistema reprodutor. Com o tempo as borbulhas desaparecem.

A HIGIENE DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL

É importante que durante o período tenhas uma boa higiene pessoal. Para tal existem os pensos higiénicos, os tampões e os protectores. Se não mantiveres uma boa higiene pessoal podes vir a Ter algumas infecções vaginais.

O que são pensos higiénicos?

São um tipo de protecção menstrual externa. São muito fáceis de usar porque se colocam na parte interna das cuecas, fixando-se graças a uma banda adesiva.

Durante o dia, devem ser substituídos de 4 em 4 horas aproximadamente, dependendo da quantidade de fluxo. De qualquer forma, como é uma protecção externa será fácil para ti saberes quando tens de substituir.

Existem pensos de diferentes espessuras e tamanhos adaptados à quantidade de fluxo menstrual.

Os pensos não devem ser deitados na sanita, mas sim ser embrulhados na sua bolsinha ou em papel higiénico e deitados no caixote do lixo.

O que são tampões?

Os tampões são um método de protecção menstrual interna: absorvem o fluxo antes de sair do corpo. Os tampões são rolinhos compactos de algodão, com um fio preso a uma das extremidades. Empurras o tampão para dentro da vagina, com ajuda de um aplicador ou de um dedo, para que absorva o fluxo menstrual. Sempre que precisares de o mudar, puxas pelo fio e deita-lo simplesmente fora. As paredes da vagina, graças aos músculos vaginais que se fecham suavemente ao redor do tampão, uma vez colocado, impedem que este caia.

Os tampões devem ser trocados com frequência de entre 4 a 8 horas, dependendo da quantidade do fluxo.

Como o fluxo varia, é muito importante que conheçamos e usemos o tampão mais apropriado.

Os tampões também se podem usar durante a noite.

E para os dias sem o período, os protectores ou pensos higiénicos diários!

O que são protectores?

Para os dias sem o período existem os protectores, um produto especialmente concebido para absorver o fluxo vaginal e ajudar a que te sintas limpa e fresca, já que mantém as cuecas sempre limpas. Os protectores fixam-se nas cuequinhas graças a uma tira adesiva, existindo em vários tamanhos.

Podes usá-los antes do período, nos últimos dias do período—quando ainda podes manchar as cuequinhas mas já não precisas usar um penso ou um tampão, ou simplesmente como parte integrante da higiene diária.

Muitas das vezes fazes perguntas a ti própria que não sabes responder.

Por isso nós damos-te a possibilidade de saberes as respostas!!!

Como é que podes evitar que as tuas cuequinhas fiquem manchadas com fluxo vaginal?

Simplesmente usando protectores.

Devo mudar de protector tantas vezes quanto mudo de penso?

Isto depende do fluxo, mas normalmente uma ou duas vezes por dia é suficiente para te sentires tão limpa como quando sais do banho.

Os tampões fazem doer?

Não. Se o tampão estiver bem colocado, nem sequer vais notar que o estás a usar. Se na primeira vez que colocares um tampão sentires algum desconforto ou dor, retira-o e coloca um novo: o mais provável é que o tenhas colocado mal. Não te preocupes, experimenta um outro mais tarde.

Posso ir à casa de banho com um tampão colocado?

É claro que sim. Todas as mulheres possuem três orifícios na parte inferior do corpo: a uretra, a vagina e o ânus. Por isso, com o tampão introduzido na vagina, os outros dois orifícios ficam livres para urinar ou defecar.

Pode perder-se um tampão no interior do corpo?

Não, de maneira alguma. A vagina ( onde se insere o tampão) está ligada a útero, um pequeno orifício ( do tamanho da cabeça de um alfinete), por isso é impossível que o tampão passe por ele.

Uma mulher virgem pode usar tampão?

Claro que sim. A utilização de tampões não afecta em nada a tua virgindade. Uma rapariga ou um rapaz só deixam de ser virgens a partir do momento em que tiverem relações sexuais. O tampão é introduzido através da abertura que existe no hímen, que é suficientemente grande para poderes introduzir um tampão sem problemas.

Os tampões são apenas para a praia, para a piscina... e para fazer desporto?

Não. Os tampões podem usar-se em qualquer momento do ciclo menstrual. De dia, e de noite, na água, para trabalhar, etc.... verdade que é um método de protecção menstrual ideal para a água, pois não há outra coisa que possas usar; mas há muitas raparigas que os usam sempre.

Os tampões são maus para a saúde?

Não. Os tampões não interferem no funcionamento normal dos teus órgãos reprodutivos, porque estão na vagina. Apresentam-se num invólucro individual, para a colocação mais higiénica. Não existe nenhuma indicação de que eu os tampões aumentem o risco de infecções.

Principais infecções vaginais

A) Produzidas por fungos: a mais conhecida é provocada por um fungo chamado Candida albicans. Esta infecção identifica-se facilmente pela secreção de um fluxo vaginal mais espesso, esbranquiçado, acompanhado por um ardor nos órgãos sexuais externos.

B) Produzidas por bactérias: Uma das bactérias mais comuns que produz infecções no sistema urinário e genital é a Escherichia coli, habitualmente presente no intestino grosso.

A infecção pode iniciar-se na vagina e atingir a uretra, onde se produz a cistite.Os sintomas mais comuns são:Frequente vontade de urinar ( apesar de só eliminar umas gotinhas ao ir à casa de banho)Ardor ou dor ao urinar Dor difusa na púbisEm alguns casos podem também verificar-se calafrios e febres. É aconselhável recorrer a um médico ou médica; com o tratamento adequado, a infecção pode ser tratada facilmente.

MITOS ACERCA DO PERÍODO

São bastantes antigos os mitos que se criaram sobre o período, mas hoje em dia algumas pessoas persistem nestes falsos mitos. Vejamos agora esses mitos.

· Uma mulher com o período talha a maionese

· A cerveja fica azeda

· A mulher com o período estraga o vinho da adega

· Se estiver com o período e tocares nas plantas estas acabam por morrer

· A mulher menstruada não pode lavar o cabelo, se não morre

· Não pode lavar os órgãos genitais

· Não se pode praticar ginástica

· O período faz engordar

· As pessoas em redor apercebem-se se uma mulher está ou não menstruada

· Sente-se mais débil pela perda de sangue

· Não se pode beber bebidas frias

Mas como referi atrás estes mitos são totalmente falsos, ou sejaQuando estiveres com o período podes tomar banho à vontade, aliás é importante que quando estás menstruada tenhas mais em atenção a tua higiene diária e podes fazer tudo por que estes mitos são, como o nome indica apenas mitos. São falsos.

Tânia Inácio nº 21

Tiago Costa nº 22


este texo foi copiado da web caso os autores queiram a retirada deste mesmo é so entrar em contato via email vanessamnovo@hotmail.com que o texo sera removido ok!

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um Comentário...

 

Mulher moderna Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | templates gratis Vector by Artshare